quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Formação: Em rede – Fortalecendo a formação continuada dos Cefapros, Barra do Garças/MT, 22 a 26/08/2011.


Palestras: Planejamento/Princípios de Administração Pública/Autonomia: Relativa, autonomia do Cefapro, autonomia com responsabilidade (Gestor Governamental Paulo Henrique de Oliveira); Percurso Formativo (Profª Mestranda Mirta Grisel Garcia de Kehler); Diagnóstico – Construção, análise e avaliação (Prof. Ms. Graciete Maria Teixeira); Projeto Sala de Educador – Cefapro, espaço formativo (Profª Esp. Aparecida Borralho Dias de Carvalho); Avaliação e Relatório Descritivo (Profª Marilze A. L. Nascimento Guerrise); A convergência das TICs na formação continuada dos profissionais da educação e os “novos espaços” de (web) aprendizagens na cibercultura (Prof. Ms. Edevamilton de Lima Oliveira).
Encontro que fortalece a função dos Cefapros (diretor, coordenador de formação e professores formadores). Parabéns aos professores da SEDUC/MT que estão conosco colaborando para essa compreensão e esse fortalecimento!


Judite Ferreira Souza

terça-feira, 23 de agosto de 2011

"O curso da vida!" (Judite Ferreira Souza)

O caráter irrepreensível do profeta Daniel (Bíblia): Busco!
A intelectualidade e a eficiência na missão do apóstolo Paulo (Bíblia): Trabalho!
A paixão, o amor e a dedicação ao ensino de minha mãe: Vivo!
O conhecimento e a sabedoria tão evidentes em meu pai: Conquisto!
A centralidade da Professora Edelves (Maranhão): Quero ter!
A maestria na condução de uma aula da Professora Gilvone (Mato Grosso): Busco seguir!
A dinâmica e a criatividade da Professora Adelaide (Brasília): Persigo!
A responsabilidade e o compromisso da Professora Vívian (São Paulo): Busco ter!
A humildade diante de tanto conhecimento bíblico, teológico e filosófico do Pastor e Professor Isaltino (Amazonas): Busco ser!
A disposição, a vivacidade e a alegria na interação com o outro de meu marido Isaque: Busco imitar!
O exemplo perfeito e completo de um MESTRE, Jesus: Almejo alcançar!”


Judite Ferreira Souza


(Barra do Garças-MT, 23/08/2011 – Manhã/
Percurso Formativo por Profª Mestranda Mirta)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Visita às Salas Anexas de Ensino Médio da EE Tancredo Neves - SFA-MT (02 a 05/08)

Professora Kelma, Professores Formadores Samuel e Zulmara
Professores Formadores Samuel e Judite
Coordenadora Lúcia Helena da EM Boa Esperança - Alto Boa Vista
e a Professora Formadora Lourdes
Professores Formadores Judite e Samuel, Diretora Ana Cláudia
e a Coordenadora Lúcia Helena da EM Boa Esperança - Alto Boa Vista
Professores Formadores e Professoras da Sala Anexa de Ensino Médio
da EE Tancredo Neves - SFA-MT
Professoras e Professoras Formadoras Judite e Lourdes
(Sala Anexa de Ensino Médio de Espigão do Leste - EE Tancredo Neves)
Professora Cleunice e Professora Formadora Judite
 

Professora Neiva e Professora Formadora Judite
(Sala Anexa de Ensino Médio da Estrela do Araguaia - EE Tancredo Neves)

Professoras Genilza e Noemi e Professora Formadora Judite
(Sala Anexa de Ensino Médio de Pontinópolis - EE Tancredo Neves)
Avaliação da visita/encontro
(Sala Anexa de Ensino Médio de Pontinópolis - EE Tancredo Neves)

VISITAS ÀS SALAS ANEXAS DA EE TANCREDO NEVES (02 A 05/08/2011)
VILA SÃO SEBASTIÃO – 02/08 – 07H40
Professora Kelma
A professora relata que os dois professores da sala anexa leram as OCs, na verdade, as Orientações das Diversidades Educacionais, pois as das áreas estão salvas em CD e não foram impressas ainda. Não estão fazendo Sala de Educador do estado, apenas do município. Informa que a turma tem treze alunos (multisseriada). Também conta algumas dificuldades com o ensino de Língua Portuguesa. Quanto à metodologia utilizada durante as aulas, segundo a professora, predomina a de aulas expositivas com o uso do livro didático. Ainda diz que os alunos se preocupam com a questão da produção de texto porque eles querem fazer o Enem e têm dificuldades com a escrita de textos argumentativos.
A formadora Lourdes, intercalando as falas da professora, destaca a necessidade de se partir também da realidade local para permitir que o conteúdo seja mais significativo para os alunos. Se a aula é sempre expositiva, isso provoca a possibilidade de que vários conteúdos sejam trabalhados sem qualquer significação para a turma. Reforça que é importante que os professores façam o momento de estudo no Sala de Educador porque o do estado é Ensino Médio e o do município é Ensino Fundamental. As questões a serem abordadas são diferentes.  Enfatiza que o plano de aula deve embasar-se nas OCs. Também apresenta sinteticamente as propostas metodológicas presentes nas OCs da Educação do Campo. Que o trabalho em sala de aula seja feito com a apresentação de trabalhos através de projetos.
Os demais professores formadores (Judite, Samuel e Zulmara) fazem perguntas referentes às demais disciplinas (LP, GEO e MAT). A professora Judite entrega à professora o material solicitado para apoio quanto ao ensino de LP: Sintagma Nominal (Gramática do Português Brasileiro, de Mário Perini), Argumentação – A tese e seus argumentos (Gestar II), Provas do Enem 2009 e 2010, “Repensando o objeto de ensino da aula de português” (Aula de Português, de Irandé Antunes). Este último texto faz parte do livro que subsidia as OCs de Linguagens/Língua Portuguesa sobre o programa do ensino da língua, seu objeto, seu objetivo e as atividades apontadas pela autora, auxílio esses que favorecem o ensino de LP a partir da posição interacionista de linguagem presente nas orientações.

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